O programa que está modernizando a operação do sistema de distribuição de energia elétrica no Paraná já chegou a 500 mil medidores digitais inteligentes instalados em casas, comércios, indústrias e propriedades rurais. A troca dos medidores convencionais pelo novo modelo não tem custos para o consumidor e é acompanhada de investimentos em equipamentos de comunicação e de automação na rede elétrica, com o objetivo de reduzir desligamentos e agilizar o atendimento aos clientes, seja em serviços comerciais ou de emergência.
A primeira fase do programa Rede Elétrica Inteligente, na região Sudoeste, está na reta final de implantação e já tem 462 mil medidores em contato com a central de operações da Copel. Isto significa que, em casos de falta de luz, a empresa começa e identificar automaticamente a abrangência do desligamento e consegue estimar o local de origem da interrupção, religando mais rapidamente os domicílios afetados.
Os consumidores dos municípios atendidos também já contam com a funcionalidade de controle do consumo em tempo real através do aplicativo da Copel, disponível gratuitamente para celulares Android e iOS.
A segunda fase do Rede Elétrica Inteligente foi iniciada recentemente em municípios da Região Metropolitana de Curitiba e já conta com 38 mil medidores instalados. A cidade de Contenda já tem 84% das ligações de energia atendidas com medidores digitais inteligentes e em Araucária, o equipamento chegou a 44% dos domicílios. Os trabalhos estão tendo início também em Fazenda Rio Grande, e será estendido a outros 25 municípios e Ilha do Mel.
O orçamento previsto para o programa em suas três primeiras fases, que cobrem toda a faixa ao Sul do Estado, é da ordem de R$ 820 milhões. De acordo com o presidente da Companhia, Daniel Pimentel Slaviero, o objetivo é aplicar tecnologia para aumentar a eficiência no atendimento ao cliente. “O Paraná saiu mais uma vez à frente, e hoje temos o programa de redes inteligentes mais avançado do Brasil. É o que existe de melhor em soluções para o sistema de distribuição de energia”, afirma.
LEITURA REMOTA –Além da maior agilidade na recomposição do fornecimento em casos de desligamentos acidentais, os medidores inteligentes possibilitam também redução no tempo de atendimento a serviços rotineiros ligados à energia elétrica. A leitura do consumo, assim como o desligamento por inadimplência e a religação após o pagamento das contas são feitos à distância, sem a necessidade de deslocamento de um profissional até o domicílio do cliente.
“São ganhos na gestão de custos e na redução do risco de acidentes no deslocamento, que o cliente irá sentir lá na frente. E o ciclo se torna completo quando ele escolhe a fatura digital”, avalia o presidente.
Até o momento, o recebimento da conta de luz por e-mail é a opção de 53% dos consumidores na região da primeira fase do programa. Para auxiliar os moradores no cadastro e no entendimento do funcionamento do sistema, agentes contratados pela Copel têm visitado os domicílios que permanecem recebendo a conta em papel.
Os reflexos positivos para o meio ambiente começam a ser medidos e apontam para resultados significativos, devido à gradual redução da necessidade de deslocamento por parte das equipes operacionais da empresa. De janeiro a maio deste ano, estima-se que foi possível evitar a emissão de 75 toneladas de gás carbônico (CO2) para a atmosfera.
HISTÓRICO – O primeiro projeto de rede inteligente realizado pela Copel foi no município de Ipiranga, no Centro-Sul paranaense, em 2018. No piloto, foram instalados cerca de 5 mil novos medidores, que seguem em operação na cidade. Os resultados experimentados deram base à formatação da primeira fase do Programa Rede Elétrica Inteligente, que teve início em abril de 2021.
Fonte: Copel