O Brasil registrou na primeira quinzena de julho 12 recordes na geração de energia por meio de fontes limpas. Só na região Nordeste foram confirmadas pelo ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico, nove dessas marcas.
O recorde mais recente foi no dia 13 de julho, quando a produção solar instantânea na região atingiu quase 6,6 mil megawatts, o equivalente a mais da metade da demanda.
Neste mês começou o período de intensificação dos ventos na região Nordeste, aumentando a participação desta fonte na matriz elétrica. No dia 4 de julho, por exemplo, a produção por fontes eólicas chegou a 18,4 mil megawatts, o que corresponde a quase 150% da demanda da região naquele momento.
Segundo o Operador Nacional, o aumento dos ventos nessa época é importante, isso porque até setembro acontece a estação seca nas bacias hidrográficas do Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste.
De acordo com o Balanço Energético Nacional mais recente, a energia eólica e a solar respondem, juntas, por mais de 14% das fontes de energia da capacidade instalada no país.
Fonte: Agência Brasil